Notícias - Soul

Notícias

17Nov/21

Sipat Soul 2021 - Descubra o que rolou entre os dias 08 e 12/11

A SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho aconteceu na Soul de 08 a 12 de novembro. Este ano, já com mais de 93% dos colaboradores completamente imunizados, ou seja, com as duas doses da vacina, podemos realizar a cerimônia de abertura desta 27ª edição.

A SIPAT é desenvolvida pelo setor de Segurança e Saúde no Trabalho - SST e tem como principal objetivo, reforçar entre os colaboradores a importância de atuar preventivamente para evitar os acidentes durante suas jornadas de trabalho, além de doenças ocupacionais e também para preservar a saúde física e mental do trabalhador. As ações também visam proporcionar integração e momentos de descontração e por isso, é muito importante a participação e o interesse de todos. 

Este ano o tema da SIPAT foi "Primeiros Socorros", os Técnicos de Saúde e Segurança, desenvolveram uma série de atividades oferecidas para colaboradores de todas as áreas. Entre dinâmicas e entrega de brindes, os colaboradores aprenderam diversas técnicas de primeiros socorros para acidentes leves, domésticos ou de trabalho. Cerca de 200 colaboradores participaram da ação.

Dos assuntos abordados nas palestras, a equipe de SST destacam aqui algumas situações das quais você poderá agir caso necessário.

  • Queimaduras: nas queimaduras, sejam elas por líquidos quentes (água ou azeite), contato com superfícies ou produtos químicos, caso haja formação de bolhas na pele nuca furá-las, pois as bolhas são uma camada protetora da pele, evitando a exposição às sujeiras em geral, que podem causar infecções;
  • Engasgo: em situações onde uma pessoa se engasgue evite tentar colocar sua mão na boca da pessoa, na ânsia de retirar o objeto que está causando o engasgo, visto que podemos por empurrar ainda mais para dentro da cavidade oral da vítima o objeto/alimento que está causando o problema; e
  • Desmaios: quando você se deparar com uma pessoa desmaiada, procure colocá-la deitada sobre um local rígido e levante as suas pernas, com o intuito de normalizar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Lembre-se! Em todas as situações apresentadas, primeiro você deverá acionar o socorro médico especializado (SAMU) da sua cidade. Enquanto a equipe do SAMU se desloca até você, os primeiros socorros já foram iniciados, permitindo manter essa pessoa viva e com seus sinais vitais estáveis.

 

 

Este site armazena cookies para coletar informações e melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade.

Aceitar