Gestão de Pessoas

A qualificação do serviço passa pelo desenvolvimento profissional das pessoas. Por isso, a Soul realiza uma gestão voltada para capacitar e reconhecer seus colaboradores. Conheça os principais programas de capacitação e desenvolvimento da SOUL:

Plano Anual de Treinamento

O Plano Anual de Treinamento é uma ferramenta de gestão que visa organizar, priorizar e realizar as ações de desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, contribuindo para a melhoria do desempenho global, com ganhos em qualidade e produtividade para os colaboradores e a empresa. Em 2018 foram mais de 18 mil horas de treinamento, sendo 17,54 horas/pessoa.

Curso Preparatório para Motoristas

O curso preparatório para motoristas é uma ação que tem como objetivo aperfeiçoar as competências comportamentais e técnicas dos colaboradores que desejam seguir a importante carreira de motorista de transporte coletivo. Atualmente a "Escolinha", apelido carinhoso dado ao curso, forma cerca de 20 colaboradores por ano, contribuindo para seu crescimento profissional e garantindo a manutenção do plano de carreira na empresa.

Avaliação de Prontidão e de Desempenho

A empresa acompanha a performance dos seus colaboradores por meio de práticas anuais de avaliação de desempenho e feedbacks diários. Desta forma, objetiva verificar os resultados alcançados, identificando possíveis talentos que precisam ser desenvolvidos, ressaltando os aspectos positivos e que devem ser fortalecidos continuamente e os pontos que merecem aperfeiçoamento por meio da realização dos planos individuais de desenvolvimento.

Avaliação de Lideranças

É um instrumento gerencial que visa desenvolver uma liderança mais eficaz e permite mensurar os resultados obtidos pelos gestores da empresa, além de verificar a percepção e a satisfação das equipes com os modelos de liderança exercidos, contribuindo para o crescimento constante dos líderes.

Direção Certa

Programa de Prevenção de Acidentes. Busca a qualificação dos profissionais por meio de acompanhamentos, treinamentos, blitzes no trecho e valorização dos motoristas que não possuem acidentes, multas ou registros procedentes de comportamento de risco. O Programa também prevê ações de conscientização de todos os colaboradores por um trânsito mais seguro.

Maio Amarelo

O movimento internacional "Maio Amarelo" busca conscientizar a sociedade sobre a necessidade de adoção de comportamentos seguros no trânsito para a redução do número de mortos e feridos graves nas vias e rodovias do Brasil e do mundo. Na Soul a ação é realizada em parceria com a Metroplan, EPTC e Sest Senat.

Gestão do Reconhecimento

A Gestão do Reconhecimento é o conjunto de ações que a SOUL realiza para valorizar e reconhecer os profissionais que desempenham seu trabalho, primando pela qualidade.

Programa de Reconhecimento

Voltado para motoristas e Cobradores, o programa reconhece os colaboradores pelo seu bom desempenho nas avaliações do PACTO, podendo ser classificados nas categorias Ouro, Prata ou Bronze. O PACTO avalia requisitos como pontualidade, assiduidade, atendimento ao cliente, operação do veículo e outros itens relacionados ao cumprimento das normas e padrões da empresa.

Programa Colaborador Destaque

Voltado para as áreas Administrativas, Manutenção e Fiscalização, os colaboradores indicam, por meio de voto, os colegas que se destacam nas Competências Essenciais da empresa. Aqueles que recebem o maior número de indicações são premiados como destaque. O reconhecimento ocorre anualmente, no evento da Gestão do Reconhecimento do segundo semestre.

100% colega

Nesta ação, os colaboradores podem elogiar ou agradecer os colegas por atitudes de solidariedade, gentileza e amizade que são realizadas no dia a dia de trabalho. Os elogios são divulgados mensalmente no mural da empresa e na rede social (facebook), onde os elogiados são homenageados tendo sua foto divulgada nestes canais.

A voz do usuário

Os colaboradores elogiados por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) são destacados no mural e na rede social, pela sua excelência no atendimento e recebem um cartão com a foto e o elogio.