Responsabilidade Ambiental

Em virtude de uma gestão responsável e sustentável, a Soul possui diversas ações voltadas para prevenir danos e minimizar os impactos gerados pelo serviço.

Gerenciamento de Resíduos

Descarte de lubrificantes - O óleo oriundo da lubrificação e manutenção dos veículos são destinados para uma indústria petroquímica para reutilização. Resíduos classe l, panos, estopas e outros resíduos contaminados com graxas, óleos ou solventes são destinados para a FUNDAÇÃO PROAMB, onde são processados e servem como energias alternativas nas fábricas de cimento. Separação dos resíduos diários (papel, orgânicos, vidros e outros) - os resíduos secos (papel e plástico) são doados para uma Associação de Catadores do município. Descarte de Pneus - As sucatas de pneus usados são enviadas para o destinador Eco Transportes, e de lá para a indústria siderúrgica que utilizam como matéria prima para asfalto, cimento ou energia alternativa. Coleta de óleo de cozinha - Posto de Coleta de óleo de cozinha em parceria com Ong Embrião: Já foram coletados cerca de 300 litros. Coleta de Resíduos Eletrônicos - Posto de coleta de resíduos eletrônicos para serem destinados adequadamente para reciclador em Alvorada.

Meio Ambiente

Programa Alvorada Mais Verde: A cada ônibus novo adquirido no Programa de Renovação de Frota, 5 mudas de árvores são distribuídas. ETA - Estação de Tratamento da água - estação onde é realizado o tratamento e reutilização da água que é utilizada na limpeza dos ônibus. Reaproveitando a água da chuva com duas cisternas com capacidade para 20 mil litros. Semestralmente nas imediações do Posto de Abastecimento é feita análise da água do lençol freático para prevenção de contaminação do solo.